quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Ácido tânico, presente em vinhos, pode inibir infecções por Covid-19, diz estudo

O ácido tânico, também chamado de tanino, presente em vinhos, pode auxiliar na redução de infecções por Covid-19. É o que sugere um estudo realizado por pesquisadores da China Medical University, de Taiwan, e publicado em dezembro de 2020 no American Journal of Cancer Research .

De acordo com a conclusão da pesquisa, o composto possui propriedades inibidoras duplas, o que possibilita o bloqueio de serinas proteases virais e celulares, que são críticas para infecções virais, como a realizada pelo Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19.

Esta capacidade de inibição da atividade enzimática do novo coronavírus foi verificada em seis compostos naturais. O ácido tânico, em particular, mostrou nas fases iniciais uma capacidade de diminuir em até 90% essa atividade, controlando e diminuindo a carga viral recebida pelos infectados. 

Resultados ainda são preliminares

Por se tratar de um estudo que ainda está em fase inicial, ainda não é possível afirmar que o consumo de vinho  ajuda a combater a covid-19. Por enquanto, só é possível dizer que o ácido tânico pode ter um efeito sobre o Sars-Cov-2, entretanto, os cientistas ainda devem conduzir novos estudos para descobrir se outros alimentos com a presença deste composto, como caqui e romã, demonstram resultados parecidos. 

Fonte: undefined – iG 


Nenhum comentário:

Postar um comentário