quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Governo libera auxílio emergencial hoje para mais 22 mil pessoas

Mais de 22 mil pessoas vão receber nesta quarta-feira, 10, um total de R$ 20,95 milhões referentes às parcelas do auxílio emergencial, isso porque foram feitas novas reavaliações e contestações.

De acordo com calendário publicado no Diário Oficial da União, os beneficiários vão receber de uma só vez  todas as parcelas a quem têm direito.

O dinheiro estará disponível nesta quarta-feira tanto para transferências e pagamentos quanto para saques. A liberação em 2020 do auxílio, aconteceu para mais de 68 milhões de trabalhadores, o que equivale a 32,2% da população e cerca de 40% das residências, totalizando cerca de R$ 294 bilhões em pagamentos.

Grupos que vão receber o benefício nesta quarta

Confira quem são as pessoas que tiveram o pedido reavaliado e vão receber o as parcelas do auxílio emergencial hoje:

Parcelas de 1 a 5 – 12 mil pessoas que tiveram o pagamento reavaliado após reavaliações de cadastros e atualizações de dados governamentais;

Parcelas de 6 a 9 – 9,4 mil pessoas que ainda não haviam recebido a extensão e passaram por reavaliação;

Parcelas de 7 a 9 – 371 pessoas que tiveram o pagamento da extensão do auxílio reavaliado;

Parcelas de 6 a 9 – 561 pessoas que fizeram o procedimento de contestação.

Os beneficiários podem consultar a situação do auxílio emergencial pelo aplicativo do programa ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Volta do auxílio em 2021

Na última segunda-feira, 8, o presidente Jair Bolsonaro disse estar negociando a volta do pagamento do auxílio emergencial com os ministros, o novo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, afirmou ver “expectativa positiva” de um anúncio ainda nesta semana.

Já Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou, na semana passada, que o auxílio emergencial pode voltar a ser pago para cerca de 32 milhões de pessoas, referente a metade dos beneficiários de 2020.

Lembrando que o auxílio emergencial foi suspenso em dezembro de 2020 com saques liberados em janeiro. Os pagamentos foram destinados aos trabalhadores informais afetados pela pandemia. Contudo, como os efeitos da pandemia ainda continuam em 2021, e por causa da lentidão da vacinação contra a Covid-19 no país, o governo disse estar discutindo a retomada do benefício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário