quarta-feira, 24 de março de 2021

DADOS EXTRA OFICIAL DA BARRAGEM BOQUEIRÃO DE PARELHAS.


A barragem Boqueirão de Parelhas, que abastece as cidades de Parelhas ,Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó , acumula atualmente cerca de  15.406.815 m³, equivalentes a 18,17% da sua capacidade total, que é de 84.792.119,00 m³. No mesmo período do ano de  2020, o manancial estava com 20.311.463,00 m³, correspondentes a 23,95% do seu volume total.

                              A  precipitação das chuvas   nos  primeiros meses do ano  de 2021,  foram insuficientes  para corrigir os efeitos da longa  estiagem e provocar  as cheias  dos rios que desaguam na Barragem Boqueirão. Como diz o sertanejo “os rios esse ano ainda não botaram água”.

  O nível da água  da barragem  está baixando intensamente  devido ao consumo e principalmente  a evapotranspiração  

  A transferência de agua de uma superfície qualquer para a atmosfera, por meio dos processos de evaporação e transpiração, e denominada evapotranspiração, ou seja, transferência conjunta de agua do solo pela evaporação e da planta pela transpiração.

  Todos  os  municípios da Região do Seridó  têm  precipitação  pluviométrica  média  abaixo  de  800  mm,  enquanto  que  evapotranspiração (ETP)  potencial  se  aproxima  de  2500  mm,  a  qual  é  resultado  da  conjugação  das  baixas  precipitações  pluviométrica  e  da  alta  insolação.

FONTE: Jose Oliveira



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário