quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Conselhos de Geoparques mundiais da Unesco indica Seridó como Geoparque mundial

Na 6a reunião estatutária realizada online entre os dias 8 e 11/12/2021, o Conselho Mundial de Geoparques da UNESCO avaliou solicitações de aspirantes a geoparques mundiais da UNESCO (apresentadas em 2019 e 2020).

Como resultado desse exame minucioso e na presença de mais de 50 observadores e representantes de mais de 30 Estados Membros, o Conselho Mundial de Geoparques da UNESCO propôs encaminhar a indicação de 8 novos Geoparques Mundiais da UNESCO ao Conselho Executivo da UNESCO, para seu endosso durante a sessão de primavera (em abril) de 2022.

Entre as oito propostas aceitas nesse momento estão dois representantes do Brasil. Assim somos o 2o Geoparque Mundial da UNESCO (Geoparque Seridó-RN) em conjunto com o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC). Aguardamos até abril/2022 para a decisão final, mas é mais uma etapa vencida rumo ao reconhecimento de nosso território pela UNESCO.

Parabéns a todos que fazem o Geoparque Seridó e parabéns também aos amigos dos Cânions do Sul por essa vitória!

O território do Geoparque Seridó situa-se no semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte, envolvendo totalmente os territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.

Mais detalhes em: https://en.unesco.org/news/unesco-global-geoparks-council-proposes-8-new-unesco-global-geoparks

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário