sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

“Operação Varredura” recupera energia suficiente para abastecer todo o RN por dois dias e meio


 A “Operação Varredura” da Neoenergia Cosern recuperou mais de 46 milhões de KWh de energia que estavam sendo desviados ao longo de 2021. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (24) e representa um aumento de 20% no combate aos chamados “gatos” em relação a 2020. Para se ter uma ideia do volume recuperado, o consumo médio de uma residência potiguar é de cerca de150 KWh por mês.

Em outro comparativo, a energia que estava sendo furtada e foi recuperada em várias etapas da “Varredura” seria suficiente para abastecer todo o estado do Rio Grande do Norte por dois dias e meio, ou Natal por onze dias, ou Mossoró por 21 dias.

No total, seis pessoas foram presas pela polícia em todo estado praticando a irregularidade. O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude ou furto pode chegar a oito anos de reclusão.

Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

Ao longo de 2021, foram realizadas mais de 66 mil inspeções e substituídos cerca de 86 mil medidores obsoletos ou com defeito por aparelhos mais modernos. A “Operação Varredura” também identificou 7.240 irregularidades (defeitos na medição, furtos ou fraudes) e regularizou 495 clientes que estavam ligados de forma clandestina, doando o chamado “padrão de entrada”.

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário