domingo, 6 de fevereiro de 2022

Trabalhador terá direito a sacar dinheiro extra liberado pela Caixa


 A Caixa Econômica Federal anunciou que aproximadamente R$ 22 milhões não foram sacados por trabalhadores e o dinheiro está à disposição para ser retirado. Muitos trabalhadores que atuaram com carteira assinada nos anos de 1971 e 1988, ainda não sacaram as cotas do PIS/Pasep.

O valor está disponível tanto para os trabalhadores do setor privado quanto para quem exerceu atividade na esfera pública. Quem ainda não sacou, terá um prazo até maio de 2025 para retirar o dinheiro, após essa data, será devolvido aos cofres da União de forma definitiva.

Como sacar as cotas do PIS/Pasep?

O governo extinguiu as cotas do PIS/Pasep e seus recursos foram transferidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Desta forma, para o trabalhador resgatar os valores, terá que ir a uma agência da Caixa, apresentar um documento oficial com foto.

O trabalhador já falecido, os herdeiros poderão sacar o dinheiro, neste caso, será necessário levar a certidão de óbito do titular, além do comprovante do vínculo de dependência.

O cidadão precisa ficar atento a um detalhe, as cotas do PIS/Pasep são diferentes do abono salarial, que é repassado todos os anos aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada nos 12 meses anteriores.

Quem quiser saber se terá direito às cotas do PIS/Pasep, basta acessar o aplicativo Caixa Trabalhador e consultar o seu saldo.

Saque de rendimentos

Você pode receber os rendimentos do PIS:

Por meio de crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na Caixa, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses.

Nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondente Caixa Aqui e Loterias, utilizando o Cartão do Cidadão.

Em uma agência da Caixa.​

Documentos para identificação:

Carteira de Identidade

Carteira de Habilitação (modelo novo)

Carteira Funcional reconhecida por Decreto

Identidade Militar

Carteira de Identidade de Estrangeiros

Passaporte emitido no Brasil ou no exterior

FONTE: jornalcontabil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário