quarta-feira, 1 de junho de 2022

Literatura de cordel brasileiro

O cordel tem sua origem por volta do século VII com o Trovadorismo Medieval, tendo suas influências Lusitanas. Sua estrutura é dividida em sextilhas, septilhas, oitavas, décimas, galopes e etc...
     Um cordel precisa ter esses três pilares: rima, métrica e oração. A sua impressão é feita em livretos que trazem nas suas capas xilogravuras. 
     Apesar dessas influências que trouxe ao nosso conhecimento o cordel e sua história como referências, o modelo escrito hoje em terras brasileiras, trás inovações, desde a sua chegada ao Brasil até os dias atuais, sendo escrito hoje com características próprias.  
     O poeta Paraibano Leandro Gomes de Barros bebeu dessa fonte, sendo que, criou um novo estilo estilístico para escrever o nosso cordel, o qual o poeta e pesquisador “ADERALDO LUCIANO”, defende a nomenclatura chamada de “Cordel Brasileiro”, pois a estrutura cordelística que escrevemos em nosso país, desde os escritos de Leandro Gomes de Barros, tem uma estrutura própria, inclusive com criações por outros poetas de estruturas inovadoras. 

Carnaúba dos Dantas/RN, 01/06/2022. 

Poeta Cacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário