quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Governo investiga vazamento de 100 milhões de contas de celulares

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) está investigando um vazamento de mais de 100 milhões de contas de celulares neste mês, identificado primeiramente pela empresa de segurança digital PSafe. O caso veio à tona menos de 20 dias após ser revelado o maior roubo de dados da história do país, quando 223 milhões de CPFs foram obtidos por um hacker.

As informações vazadas agora incluiriam as do dispositivo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e estariam sendo vendidas na Deep Web, ou Dark Web, que, segundo um professor especialista em direito digital, trata-se de um universo paralelo, na internet, cujo acesso dos usuários ocorre por meio de navegadores especiais. Ainda de acordo com ele, "esses criminosos justamente oferecem esses dados nesse local porque é de difícil penetração e de difícil comprovação".

A ação dos hackers é como a de um batedor de carteiras, de modo que, normalmente, a vítima só percebe depois. O interesse deles nos dados é para abertura de contas, contratação de financiamentos e compras. Porém, no caso dos celulares, um dos objetivos, dependendo do dono da linha, poder ser também o acesso a um conteúdo explosivo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário