segunda-feira, 10 de outubro de 2022

A importância da prática de exercícios físicos para autistas


O autismo é um transtorno caracterizado pela perda de contato com a realidade. Ele gera dificuldade ou impossibilidade de comunicação. Portanto, os autistas precisam de cuidados multidisciplinares e tratamento que envolva técnicas de mudança de comportamento, programas educacionais ou de trabalho, além de terapias de linguagem/comunicação. E as atividades físicas, por exemplo, também podem ajudar.

Assim, as autoras Renata Pereira de Aguiar, Fabiane Silva Pereira e Claudiana Donato Bauman produziram o artigo “Importância da prática de atividade física para as pessoas com autismo”, publicado no Journal of Health and Biological Sciences (Revista de Saúde e Ciências Biológicas), v. 5, n. 2, de 2017, periódico associado da ABEC.

No trabalho, foi realizada uma revisão literária de trabalhos que apontassem a importância da prática de atividades físicas para o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Analisaram como o exercício poderia auxiliar no desenvolvimento dos acometidos pelo autismo.

Os estudos mostraram que a prática de exercícios como caminhada, equinoterapia e atividades aquáticas auxilia no desenvolvimento da capacidade comunicativa, redução do comportamento antissocial, bem como na diminuição de comportamentos que demonstram inadaptação, estereotipias e agressividade em autistas.

Postagem de: Cirilo Neto
Tenha acesso a outros conteúdos como esse através do instagram.com.br/projetosolucaomental

Nenhum comentário:

Postar um comentário