terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Smartverso.co, Instituto Riachuelo e Sebrae promovem curso gratuito de criação de fotos e vídeos profissionais para bordadeiras e artesãos do Seridó

A empresa Smartverso.co, em parceria com o Instituto Riachuelo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem um curso presencial e gratuito para bordadeiras e artesãos da região do Seridó que visa formar os profissionais para a criação de fotos e vídeos profissionais. O curso ocorre nesta quarta-feira (07), das 10h às 17h na Casa do Artesão de Caicó, com 15 participantes.

Segundo Leila Maria, uma das responsáveis pela Smartverso, a ideia surgiu há quatro anos, quando criou a produtora Smart Histórias Visuais, “quando as pessoas viam os vídeos profissionais captados e editados com smartphones, naturalmente me perguntavam ‘Leila, como vocês fazem isso?’, ‘Quero fazer igual!‘”, conta. A partir daí a iniciativa de disponibilizar cursos e oficinas foi se intensificando.

A parceria com o Instituto Riachuelo sempre foi frutífera desde o início do trabalho na produtora, especialmente com editoriais de moda e captações em tempo real de eventos. “Em um desses trabalhos, viajamos ao RN para conhecer o Instituto Riachuelo. Ali eu me apaixonei pelos artesãos, além dos incríveis produtores de algodão agroecológico“, explica Leila, que volta ao estado novamente para a formação que ocorre no Seridó e em Natal.

E foi durante as homenagens ao Dia da Costureira que a fundadora do Smartverso decidiu elaborar estratégias digitais na área: “se os artesãos divulgarem os produtos com conteúdo smart, vão se destacar mais nas redes sociais e crescer com isso”, destaca. “Então meu squad de criadores elaborou um projeto para Marcella Kanner. Aí ela amou e autorizou na hora! Enfim, surgiu a iniciativa da oficina com as bordadeiras e artesãos”, acrescenta Leila.

Aprendizados

A formação na Casa do Artesão busca instruir os profissionais para as técnicas de filmagem, fotografia e iluminação. “O Smartverso.co vai aperfeiçoar a forma como os artesãos fotografam e filmam com o smartphone. Vamos ensinar algumas técnicas profissionais de captação e edição para que as fotos e os vídeos expressem mais sentimentos, mais beleza e mais vida”, explica Leila. O intuito é expandir a utilização das redes sociais e possibilitar um maior engajamento virtual no trabalho das artesãos e bordadeiras.

O foco do curso é aprimorar técnicas nas áreas de:

Conceito artístico

Iluminação

Foco

Enquadramento

Decupagem

Edição

Finalização

Participantes

Com um número de participantes limitados a 15 por curso, para dar maior atenção à formação de cada profissional, a iniciativa pretende expandir cada vez mais a independência das pessoas no uso das redes sociais na divulgação de seus trabalhos. “As turmas desta jornada são limitadas e já estão completas. Mas vale dizer que a intenção do projeto é se adaptar à realidade local, conforme a necessidade dos participantes”, destaca Leila Maria.

Por meio do Sebrae e do Instituto Riachuelo, foram selecionadas 30 pessoas de Caicó e São Gonçalo do Amarante para participar da oficina. “São os próprios artesãos ou seus jovens familiares, o que torna a iniciativa ainda mais especial, pois pode significar um despertar profissionalizante“, acrescenta a fundadora do Smartverso.co.

Para Leila, a formação é fundamental para o crescimento profissional dos profissionais da área do artesanato e bordado, especialmente na dominação das técnicas de produção audiovisual. “É a possibilidade de expandir o valor artístico dos artesãos por meio das imagens. A combinação adequada de luz, sombra, movimento e ângulo revela detalhes minuciosos e enche a visão de quem usa as redes sociais“, defende.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário