quarta-feira, 10 de maio de 2023

Primeira vereadora trans do RN, Thabatta Pimenta representará Brasil em evento de lideranças LGBT no México

A vereadora Thabatta Pimenta (PSB), de Carnaúba dos Dantas, será uma das brasileiras representantes do Brasil em um evento de lideranças políticas LGBTI no México.

O 6º Encontro de Liderança Política LGBTI das Américas e do Caribe será realizado na Cidade do México nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2023. Pimenta foi eleita em 2020 como a primeira pessoa trans a conquistar um cargo no legislativo do Rio Grande do Norte. 

No ano passado, ao disputar o cargo de deputada federal, foi a mais votada na nominata do PSB, com 40.533 votos, aumentando sua visibilidade.

De acordo com ela, o convite para ir ao país da América do Norte partiu da sua projeção eleitoral. Ela destaca a importância de ser reconhecida como uma liderança da comunidade.

“A gente vive no país que mais mata pessoas trans, que mais mata pessoas LGBTs, então é necessário a gente falar sobre isso e principalmente dar voz a essas lideranças de vários lugares, seja no interior, seja na capital, e lutando pra interiorização das políticas públicas, porque geralmente só pensam nas capitais, e esquecem que em cada lugar existe uma pessoa trans, uma pessoa LGBT, e em todos esses recortes”, destaca Thabatta.

“Quando a gente fala de educação, de saúde, assistência, a gente tem que pensar nessa comunidade que também é cidadã, e cidadã como todo mundo. Eu digo ‘recortes’ porque tem pessoas negras LGBTs, tem mulheres trans, mulheres cis, pessoas com deficiência, tudo nessa comunidade”.

Para ela, sua visibilidade ajuda a desmistificar visões distorcidas de que pessoas LGBT ou trans só falam para suas próprias comunidades. 

“Acham que nós só falamos da bolha em que a gente vive, que eles querem nos colocar, mas a gente chegando lá mostra que pode falar sobre tudo. Hoje eu sou a única pessoa trans no país que é uma presidenta de comissão, de educação, saúde e assistência, pelo meu trabalho, e nesse sentido não é nem tanto [por ser] da comunidade LGBT. Eu pego várias pautas e faço o que muitos outros representantes deviam fazer, que é se colocar no lugar do outro e representar o povo de verdade”, diz.

Segundo a organização do encontro, este é o maior evento que reúne abertamente líderes LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersex), servidores públicos e aliados.

“Desde 2014, mais de 1.350 líderes LGBTIQ+ de mais de 40 países de todo o hemisfério participaram de nossas reuniões e utilizaram as ferramentas e habilidades adquiridas durante o evento para liderar organizações sem fins lucrativos, tornar-se funcionários públicos e trazer mudanças para suas comunidades”, aponta.

Os primeiros encontros das lideranças LGBT foram realizados no Peru, Honduras, República Dominicana, Colômbia e de maneira virtual durante a pandemia. 

Neste ano, Thabatta afirmou que não pensa em deixar o Legislativo, mas cogita mudar o domicílio eleitoral e se candidatar em Natal nas eleições de 2024.

“Estou ouvindo a população que quer uma renovação também na Câmara Legislativa de Natal, e como eu tenho casa aqui [em Natal] há muito tempo, eu fico aqui e em Carnaúba, é uma possibilidade de eu ser uma possível candidata para a Câmara dos Vereadores de Natal”, comentou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário