sábado, 19 de dezembro de 2020

Vacinação contra covid-19 no RN começa dia 20 de janeiro e terá três fases


 A vacinação contra covid-19 no Rio Grande do Norte vai ser dividida em três fases, segundo o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 apresentado no início da tarde desta sexta-feira (18) pelo Governo do Estado. A previsão é que a campanha seja iniciada no dia 20 de janeiro, dependendo da liberação e envio das doses do imunizante pelo Governo Federal. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), serão estabelecidos grupos prioritários para reduzir a morbidade e mortalidade.

Na primeira fase do plano de imunização estão os trabalhadores da Saúde, indígenas e pessoas com 75 anos ou mais. Já a segunda fase vai contemplar pessoas entre 60 e 74 anos e a terceira pessoas com comorbidades. A meta é vacinar 730.381 pessoas nessas três fases.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que a meta definida seja de imunizar pelo menos 95% de cada um dos grupos prioritários. A vacinação no RN está sob responsabilidade   da Coordenação Estadual do Programa  de  Imunizações,  da  Subcoordenadoria  de Vigilância  Epidemiológica  (SUVIGE)  da  Coordenadoria  de  Promoção  à  Saúde (CPS).

Até o momento, o RN já sinalizou o interesse em garantir a aquisição da vacina CoronaVac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. As informações atuais indicam para o esquema vacinal composto  por  duas  doses, sendo necessárias adequações de gerenciamento  dos  imunobiológicos para a garantia das duas doses do mesmo fabricante.

Para garantir o armazenamento das vacinas, o Programa Estadual de Imunizações conta com uma Central Estadual de Rede de Frio localizada no município de Natal, e com suas Gerências de Imunização distribuídas  pelas  seis  Regionais  de  Saúde,  constituindo  assim  seis  Centrais Regionais de Rede de Frio, vinculadas às Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP),  localizadas  nos  municípios  de  João  Câmara,  São  José  do  Mipibu, Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Caicó.



Nenhum comentário:

Postar um comentário