A vacinação contra covid-19 no Rio Grande do Norte vai ser dividida em três fases, segundo o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 apresentado no início da tarde desta sexta-feira (18) pelo Governo do Estado. A previsão é que a campanha seja iniciada no dia 20 de janeiro, dependendo da liberação e envio das doses do imunizante pelo Governo Federal. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), serão estabelecidos grupos prioritários para reduzir a morbidade e mortalidade.
Na primeira fase do plano de imunização estão os trabalhadores da Saúde, indígenas e pessoas com 75 anos ou mais. Já a segunda fase vai contemplar pessoas entre 60 e 74 anos e a terceira pessoas com comorbidades. A meta é vacinar 730.381 pessoas nessas três fases.
A expectativa da Secretaria de Saúde é que a meta definida seja de imunizar pelo menos 95% de cada um dos grupos prioritários. A vacinação no RN está sob responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS).
Até o momento, o RN já sinalizou o interesse em garantir a aquisição da vacina CoronaVac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. As informações atuais indicam para o esquema vacinal composto por duas doses, sendo necessárias adequações de gerenciamento dos imunobiológicos para a garantia das duas doses do mesmo fabricante.
Para garantir o armazenamento das vacinas, o Programa Estadual de Imunizações conta com uma Central Estadual de Rede de Frio localizada no município de Natal, e com suas Gerências de Imunização distribuídas pelas seis Regionais de Saúde, constituindo assim seis Centrais Regionais de Rede de Frio, vinculadas às Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP), localizadas nos municípios de João Câmara, São José do Mipibu, Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Caicó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário