sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

População pode se cadastrar no RN+Vacina a partir de segunda-feira

O Governo do Estado lançou oficialmente, nesta sexta-feira (15), o sistema RN+Vacina para monitorar o processo de vacinação contra a covid-19 no Rio Grande do Norte. O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde. 

Na próxima segunda-feira (18), o RN+Vacina estará disponível para o cidadão iniciar o autocadastramento, que não é obrigatório, mas importante para agilizar o processo. Dentro da estruturação do estado para a vacinação, a governadora Fátima Bezerra anunciou também a compra de mil tablets que serão utilizados nas 711 salas de vacinação ativas nos municípios. O equipamento vai agilizar o cadastramento e o controle da aplicação.

De acordo com o Estado, o RN+Vacina é resultado de uma parceria firmada pela administração estadual com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). “O sistema cumpre papel fundamental para a transparência de todo o processo e assegurar o uso da vacina de forma justa e eficaz. Faremos o rastreamento da vacina em todo o RN”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. O transporte e guarda da vacina será acompanhado pelas polícias militar e civil do Estado, com apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal.

A chefe do Executivo estadual confirmou ainda a parceria com a Cosern para instalação da rede de frio necessária para a conservação da vacina. Segundo o governo, são 95 geladeiras especiais e dois refrigeradores científicos para os municípios e para a Unicat, órgão que vai armazenar as vacinas em Natal antes da distribuição às centrais de distribuição localizadas em Mossoró, Caicó, Santa Cruz, São José do Mipibu, Pau dos Ferros e João Câmara. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que dispõe de 900 mil seringas e agulhas, quantidade considerada suficiente para a primeira fase; e está adquirindo mais 2 milhões de unidades.

Para iniciar a vacinação, o RN agora aguarda a decisão do Governo Federal sobre a compra e envio das vacinas e o calendário para aplicação. “Estamos confiantes e esperançosos que a vacinação começará na próxima quarta-feira (20), como declarou o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. Na próxima terça-feira, estarei em Brasília para a reunião dos governadores com o Ministério da Saúde”, explicou a gestora estadual durante a entrevista coletiva no auditório da Governadoria. 

SPUTNIK E ENEM

O Governo do RN e o Consórcio Nordeste iniciaram contatos com o laboratório União Química para aquisição da vacina Sputnik V, de origem russa, como forma de ampliar a disponibilidade do imunizante à população. 

Sobre a transferência de dez pacientes com covid-19 de Manaus para Natal com a finalidade de desafogar o sistema de saúde da capital amazonense, a governadora disse que eles serão atendidos no Hospital Onofre Lopes, da UFRN. 

“É um ato de solidariedade. Neste momento, precisamos colaborar e ajudar. Só assim vamos vencer a pandemia”, afirmou Fátima Bezerra. Ela aproveitou o momento para se posicionar a favor do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “É lamentável o não adiamento do Enem. O momento é de crescimento da pandemia. Considero extremamente adequado e necessário o adiantamento e o pedido dos governadores neste sentido”, destacou. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário