quinta-feira, 27 de maio de 2021

Concurso ESA 2021/2022: Inscrições para 1.100 vagas serão reabertas em junho

As inscrições do concurso público para ESA 2021/2021 serão reabertas em junho. De acordo com informações da instituição, o prazo será reaberto de 07 a 16 de junho de 2021.

A reabertura do prazo acontece após uma decisão judicial proferida pela Justiça Federal, após uma ação do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o edital, são oferecidas 1.100 vagas de nível médio, distribuídas entre homens e mulheres. As oportunidades são para áreas Geral, Saúde e Música, com salários de até R$5.049.

Segundo o edital, as oportunidades são para os cursos de formação e graduação de sargentos, para o ano 2022, nas áreas Geral/Aviação, Música e Saúde.

Veja a distribuição das vagas:

900 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação). Dessas, 180 são destinadas à cota de negros;

100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação). Dessas, 20 destinadas à cota de negros;

55 para os candidatos da área de Saúde;

45 para área música, divididas entre Clarineta em MIB/Clarineta em SIB – 11 vagas; Flauta em Dó/Flautim em Dó – duas vagas; Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB – seis vagas; Saxofone em MIB/Saxofone em SIB – quatro vagas; Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda – duas vagas; Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) – sete vagas; Trompa em Fá – uma vaga; Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB – dez vagas; e Tuba em MIB/Tuba em SIB – duas vagas.

Para concorrer a uma das vagas no Concurso Exército ESA, o candidato deverá: ter concluído o ensino médio; possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, com exceção das áreas de Saúde e Música, cuja idade máxima será de 26 anos até o término da matrícula; ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino (esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento) ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.

Ademais, vale destacar que os menores de 18 anos deverão estar autorizados por seu responsável legal a submeter-se ao concurso. Caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas.

Além dos requisitos citados, os candidatos da Saúde devem ter também concluído o curso de técnico em enfermagem até a data de sua apresentação na organização militar. Para área da Música, será necessário comprovar habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas.

Inscrição Concurso ESA 2021/2022

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 07 a 16 de junho de 2021, no  site da Escola de Sargentos das Armas. É necessário preencher o formulário com todos os dados para cadastro. A taxa custa R$95 para ambos os sexos.

Haverá, ainda, a possibilidade de isenção do valor da taxa de inscrição. O prazo ficará aberto entre 07 e e 09 de abril. Poderá solicitar isenção os filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, incapacitados em ação; membros de família de baixa renda; inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único); ou doadores de medula óssea. O resultado da isenção sai no dia 20 de abril.

Etapas e Provas do Concurso ESA 2021/2022

O concurso ESA 2021 – Escola de Sargento das Armas vai contar com diversas etapas de seleção:

provas objetivas;

avaliação de títulos;

exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);

investigação social;

exame de aptidão física preliminar;

revisão médica;

exame de aptidão física definitivo;

comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.

A primeira dela será composta de provas objetivas e de redação. A princípio, está marcada no dia 03 de outubro de 2021 (domingo).

As provas objetivas do concurso vai contar com até seis partes, de acordo com a área pretendida pelo candidato. Veja as partes:

1ª parte da prova objetiva – Prova de Matemática com 14 questões para áreas Geral/Aviação e 10 para as áreas Música/Saúde);

2ª parte da prova objetiva – Prova de Português com 14 questões para áreas Geral/Aviação e 10 para as áreas Música/Saúde);

3ª parte da prova objetiva – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);

4ª parte da prova objetiva – Prova de Inglês (dez questões objetivas para todas as Áreas);

5ª parte da prova objetiva – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);

6ª parte da prova objetiva – Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Segundo as normas do edital, o candidato que conseguir obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos. Na redação, o candidato deverá obter nota igual ou superior a cinco.

Sobre o ESA

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA), localizada na cidade de Três Corações, MG é, atualmente, o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado exclusivamente à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das armas de infantaria, cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

A EsSA utiliza dois campos de instrução nas atividades de formação do aluno, o do Atalaia e o Campo de Instrução General Moacir Araújo Lopes que distam do aquartelamento cerca de 04 e 42 Km, respectivamente. A formação profissional do Sargento Combatente do Exército é a razão de ser da Escola. Todas as atividades do ano letivo são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício da função a ser desempenhada nos corpos de tropa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário