sexta-feira, 14 de maio de 2021

Golpe do Instagram e WhatsApp: entenda como funciona e saiba como se proteger

Provavelmente você conhece alguém que teve seu número de WhatsApp invadido por criminosos que se passavam pelo proprietário da conta para pedir dinheiro aos seus contatos. Esse golpe não é novo e se renovam a cada dia as formas com que os criminosos encontram para ter acesso ao telefone das vítimas.

Uma nova estratégia para o golpe vem sendo observada entre empresários que possuem os perfis das suas empresas “clonados” no Instagram para chamar a atenção dos usuários e coletar suas informações.

Os golpistas criam um perfil novo com uma pequena diferença no nome em relação ao original, mas utilizam as mesmas fotos para fingir ser a conta oficial da empresa. A partir daí, começam a enviar mensagens privadas para os seguidores oferecendo brindes ou alegando que o cliente ganhou um sorteio. Para receber o prêmio, basta informar um número de WhatsApp. 

Quando conseguem, eles enviam um código de segurança por SMS e pedem que a pessoa o informe. É aí que a conta no aplicativo de mensagens é clonada e eles passam a pedir dinheiro aos contatos da vítima

Como se proteger do golpe?

Existem dois pontos principais que devem ser cuidados, neste caso, conforme orienta o coordenador de pós-graduação em Engenharia de Software da Estácio, Prof. Dr. André Felipe da Silva Guedes.

“Primeiramente, a pessoa deve verificar se o perfil do Instagram com que ela está interagindo é um perfil oficial da marca em questão. Para isso, ela pode confirmar no site oficial da empresa, por exemplo. Outro ponto, é que jamais a pessoa deve compartilhar o seu código de segurança, pois é justamente ele que protege o usuário contra golpes dessa espécie”, explica.

6 dicas para realizar navegações seguras nas redes sociais:

1) Nunca clique em links desconhecidos, pois eles podem ter vírus, causar danos e expor seus dados.

2) Sempre cheque a fonte de seus posts antes de sair compartilhando e clicando em tudo que aparece na tela dos seus dispositivos.

3) Tenha atenção redobrada nas redes sociais de mensagens instantâneas (Whatsapp, Instagram, Telegram). É uma boa prática acrescentar soluções de segurança no celular anti phishing, como a ativação de autenticação em dois fatores.

4) Utilize sempre senhas fortes incluindo letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, habituando-se em trocar de senha a cada 30 dias.

5) Avalie a configuração de privacidade, optando por um perfil privado e só mostre o que você realmente quer para as pessoas com esta permissão.

6) Tenha o cuidado de não clicar em links compartilhados desconhecidos. Se houver dúvida sobre a veracidade do link, recomendo o uso do site www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/, nele você pode facilmente descobrir se o link que recebeu é seguro ou não.

“Hoje é natural as empresas surgirem conectadas em diferentes redes sociais, objetivando sensibilizar e fidelizar as pessoas a sua marca ou produto. É nesta hora que precisamos ficar atentos para não cair em golpes online praticados por cibercriminosos. Proteger informações e seus dados com segurança ao navegar nas redes sociais é fundamental nestes tempos de tanta interação remota associada ao trabalho, estudo e sociabilização.  Por isso, fique atento ao que você anda clicando por aí em suas redes sociais”, finaliza Guedes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário