terça-feira, 1 de junho de 2021

Rede de fibra óptica que liga o Brasil a Europa começa a operar em junho

Hoje 1° de junho será inaugurado novo cabo de fibra óptica que liga o Brasil à Europa! Pouco mais de seis meses desde que começou a ser instalado, um novo cabo submarino de fibra óptica começará a operar em breve. A tecnologia permite reduzir em até 50% o tempo de resposta na transmissão de dados - conhecido como latência - e beneficiará milhões de usuários.

Com investimento de cerca de R$ 1 bilhão, a rede EllaLink será a primeira a ligar diretamente o Brasil ao continente europeu, já que, até agora, a conexão de cabos de fibra óptica entre eles passava pelos EUA  ou África. Ao todo, serão 6,2 mil km de cabos que vão conectar a capital cearense Fortaleza à cidade de Sines, em Portugal.

A inovação terá equipamentos para estender a transmissão de dados no país até São Paulo e Rio de Janeiro e a Lisboa, Madri e Marselha, no outro lado do Atlântico. O cabo começou a ser instalado em Fortaleza em dezembro, ocasião em que foi ancorado na areia da Praia do Futuro e levado por um navio até um ponto de encontro no oceano onde se juntou a outro cabo transportado por uma embarcação que saiu de Sines.

Em alguns pontos, os cabos no fundo do oceano podem chegar a quase 5 mil metros de profundidade. A conexão foi concluída em março. Desde então, testes vêm sendo conduzidos para que a estrutura comece a funcionar ainda em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário