sexta-feira, 18 de março de 2022

Tenha uma gota de consciência” é tema de Semana da Água do Governo do RN


  Na próxima terça-feira (22) é celebrado o Dia Mundial da Água. Em comemoração à data, o Governo do RN irá promover uma semana de atividades (presenciais e virtuais) tendo como tema “Tenha uma gota de consciência”.

A abertura da Semana ocorrerá na segunda-feira (21), às 9h, no Auditório da Governadoria, em Natal. Durante o evento, que contará com a presença da governadora Fátima Bezerra, de representantes de órgãos e secretarias do Estado, serão apresentadas as ações realizadas na área de recursos hídricos. Ainda na abertura, será realizada apresentação cultural com o poeta Cacá de Cirilo e a poetisa Clara Bezerra. O evento é aberto ao público.

Mossoró sediará o segundo dia da programação. O Teatro Lauro Monte Filho receberá, às 9h, um ciclo de apresentações, incluindo o lançamento do livro e do documentário sobre a Bacia Hidrográfica do Apodi/Mossoró. Será apresentado o podcast Momento Educação Ambiental, produzido por Felipe Zumba, do Idema. Também em Mossoró, o Igarn fará o lançamento do Sistema de Informação (SIG) sobre recursos hídricos. O evento é aberto ao público.

No terceiro dia da programação, os eventos serão realizados remotamente. Às 9h, haverá uma mesa-redonda sobre Plantadores de Água e nascente do rio Potengi. A inscrição para o evento pode ser feita no site: igarn.rn.gov.br E às 15h, haverá uma reunião do Ministério Público do RN com representantes de condomínios localizados em Natal para discutir questões ligadas aos poços, no município.

A programação em destaque no quarto dia será realizada pela manhã, em Poço Branco, com uma plenária sobre “Alocação de água da barragem de Poço Branco, na Câmara Municipal. Também na Câmara Municipal, será realizada a 1ª Reunião Ordinária de 2022 do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim. Já no período da tarde, será realizada uma visita ao projeto de recuperação das nascentes do rio Pitimbu, em Macaíba.

Um ciclo de mesas-redondas marcará a manhã da sexta-feira (25), último dia da programação. "Importância da água e a influência das mudanças climáticas” é o tema da primeira mesa, que conta com participação do palestrante Eric Dias (UFRN), e Robson Henrique, coordenador de Meio Ambiente e Saneamento (COMEAS) da SEMARH. A segunda mesa redonda tem como tema: “O essencial é invisível aos olhos: Reflexões sobre a importância das águas subterrâneas”, e contará com a participação de Canindé Morais, Coordenador da Gerência de Qualidade do Produto e do Meio Ambiente da CAERN; Gustavo Soares, técnico da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da SESAP/RN; professor Antônio Marozzi Righetto, do Igarn e de um representante do Idema. A inscrição para este evento será através do site: igarn.rn.gov.br

Na sexta-feira, à tarde, haverá uma sessão temática com apresentação de trabalhos de pesquisa, aberta à comunidade científica e um momento de integração entre o IGARN, a FAPERN e outros canais científicos. Esta atividade, e as mesas-redondas, ocorrerão no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal. A participação também será mediante inscrição no site do Igarn.

Organização

A Semana da Água é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape); Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf); Instituto de Gestão das Águas (Igarn); Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema); Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater); além dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH): CBH do rio Ceará-Mirim; CBH dos rios Pitimbu, Pirangi, e Sistema Lacustre Bonfim; CBH Apodi-Mossoró e CBH Potengi.

Programação

SEGUNDA-FEIRA (21)

9h – Abertura – Governadoria

TERÇA-FEIRA (22)

9h – Ciclo de apresentações – Teatro Lauro Monte/Mossoró

QUARTA-FEIRA (23)

9h – Mesa-redonda Plantadores de Água e nascente do Rio Potengi – online

15h - Reunião do Ministério Público com representantes de condomínios de Natal – online

QUINTA-FEIRA (24)

8h - Plenária sobre Alocação de Água da Barragem de Poço Branco - Câmara Municipal de Poço Branco

9h30 - Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Ceará-Mirim - Câmara Municipal de Poço Branco

16h - Visita ao projeto de recuperação das nascentes do Rio Pitimbu – Macaíba

SEXTA-FEIRA (25)

9h – Ciclo de mesas-redondas – Auditório da Governadoria

14h – Sessão Temática – Auditório da Governadoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário