terça-feira, 12 de abril de 2022

Idema e Jornada no Bosque lançam concurso de fotografia


 O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, junto ao Programa Museal Jornada no Bosque, lançam, nesta segunda-feira (11), o Edital do “Concurso Jornada Fotográfica: A Natureza viva em você”. O concurso é aberto à comunidade, não sendo permitido vínculo com as instituições responsáveis. Os interessados têm até 01 de maio para se inscrever e encaminhar fotografia legendada, com a temática ambiental nas Unidades de Conservação Estaduais do Rio Grande do Norte.

O Concurso tem como objetivo captar olhares diversos sobre a natureza presente nas Unidades de Conservação, fomentar a aproximação e o fortalecimento de laços e memórias afetivas com o patrimônio natural do RN, além de incentivar a produção contemporânea da fotografia.

As inscrições acontecem de 11 de abril a 01 de maio. As fotografias poderão ser inscritas em duas categorias: “UCs em foco” e “EuNatureza”. A primeira delas contempla fotografias que apresentem a biodiversidade local ou a interação do ser humano com o ambiente nas Unidades de Conservação Estaduais; e a última, contempla obras de fotoperformance que apresentem a relação do artista com a natureza que compõe exclusivamente a biodiversidade das Unidades de Conservação Estaduais.

Para o coordenador do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC/Idema), Rafael Laia, além de serem espaços com belas paisagens e repletos de vida silvestre, as Áreas Protegidas, como o Parque das Dunas e a Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, são uma das mais eficazes maneiras de se proteger ecossistemas naturais e, por consequência, a biodiversidade.

“O Concurso de fotografia será uma das atividades ofertadas durante a Semana do Meio Ambiente. Através das imagens, o concurso busca promover as Unidades de Conservação Estaduais do RN, ao mesmo tempo em que nos ajuda a relembrar da importância desses ambientes para a vida na Terra. Precisamos conhecer e valorizar mais nossa natureza e a biodiversidade potiguar”, comentou Laia.

Para o idealizador do Programa Jornada no Bosque, Maurício Panella, o Concurso presta um estímulo nesse sentido, ao aliar educação, arte e meio ambiente.

“Nesses quase quatro anos de ações do Jornada na Unidade de Conservação Parque das Dunas, nossa equipe fica feliz de perceber o engajamento das pessoas com nossas criações em espaços naturais. E agora, por meio do Edital Jornada Fotográfica - a natureza viva em você, criado em parceria com o Núcleo de Unidades de Conservação do Idema, teremos a oportunidade de apresentar e aproximar as pessoas com a biodiversidade de outras UCs, utilizando a fotografia como meio. Nos sentimos felizes em poder criar essa rede de parceria entre os órgãos públicos municipais e estaduais, construindo um maior diálogo entre as secretarias de Cultura, Educação e Meio Ambiente, e, também, com as empresas incentivadoras do Jornada, por meio das Leis de Incentivo Djalma Maranhão e Câmara Cascudo”, comentou Panella.

Seleção

As imagens serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por profissionais da fotografia e de meio ambiente, através dos critérios de impacto visual, originalidade e domínio. A premiação final ocorrerá em 05 de junho de 2022, no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Premiação

As fotos podem ser profissionais ou amadoras, e passarão por duas votações; comissão avaliadora e voto popular. Serão premiadas as cinco melhores fotografias de cada categoria, cumprindo os requisitos estabelecidos. Os autores das melhores fotografias de cada categoria receberão as seguintes premiações:

1º lugar: Um final de semana (de sexta a domingo) com acompanhante na Pousada Toca da Coruja em Pipa (APA Bonfim-Guaraíra);

2º lugar: Um final de semana (de sexta a domingo) com acompanhante na pousada do Élio, em Guamaré, e trilha aquática no Rio Tubarão com direito a caiaque e a stand up paddle (RDS Estadual Ponta do Tubarão);

3º lugar: Um passeio com acompanhante nos Parrachos de Maracajaú (APA dos Recifes de Corais);

4º lugar: Um passeio com acompanhante nos Parrachos de Rio do Fogo (APA dos Recifes de Corais);

5º lugar: Um passeio de buggy com acompanhante nas dunas de Jenipabu (APA Jenipabu).

Ficou interessado em participar?

O Edital e os demais arquivos estão disponíveis abaixo.

Faça sua inscrição através do formulário do Google AQUI.

FONTE: idema.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário