sexta-feira, 1 de julho de 2022

TEXTO LINDÍSSIMO DA POETISA ANNE KAROLINE


   Há quem defenda que poeta nasce de berço, é uma pessoa iluminada, escolhida para vir ao mundo com o dom da poesia, algo sublime e divino. É uma forma poética de se pensar sobre o ser poeta. Mas por que só alguns seriam "escolhidos" para nascer com esse dom? 
   Eu penso que cada um de nós carrega a poesia em sua essência. Alguns conseguem transbordá-la com mais facilidade. Já outros, precisam de um estímulo, um insight que os faça despertar para o poeta que existe dentro de si. Por isso é tão importante que haja movimentos literários, poetas declamando nos palcos, nas rodas de conversa, livros de poesia circulando entre a população, poesias sendo compartilhadas na internet, oficinas de poesia acontecendo nas escolas e nos espaços culturais. Todo esse movimento é capaz de despertar a poesia nas pessoas e estimulá-las a transbordarem sua poesia também.
BIOGRAFIA ANNE KAROLYNNE
   Natural de Campina Grande/PB, autora do livro “Poesia popular: ferramenta de inclusão na saúde mental” (2019), publicou mais de trinta cordéis e escreveu cerca de 300 biografias rimadas através de seu empreendimento cordel personalizado.
Como enfermeira, atua com oficinas de cordel na saúde mental e escreve cordéis de educação em saúde. 
Recebeu o título de Melhor Poeta do Ano 2021 em Campina Grande, através de pesquisa popular. Campeã em declamação no Festival Vamos fazer poesia (2018) e no Prêmio Nísia Floresta de literatura (2020). Recebeu prêmios estaduais e nacionais referentes a seu trabalho artístico e literário. Membro titular da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e militante do movimento nacional Cordel sem Machismo.
Fonte: facebook gentedagentecarnauba

Nenhum comentário:

Postar um comentário